Discurso de 25 abril de 2022

– Senhor Presidente da Assembleia Municipal Dr. Ulisses Brito;

– Senhor Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Dr. Vítor Guerreiro;

– Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia Dr. Amável Sousa;

Senhores membros dos órgãos autárquicos presentes e todos os autarcas eleitos da autarquia de São Brás de Alportel;

– Excelentíssimos representantes das autoridades civis, militares e religiosas e proteção civil

Senhoras e senhores representantes das forças partidárias aqui presentes.

Ilustres convidados, comunicação social.

– Caras e caros São-Brasenses, minhas amigas e meus amigos.

Celebrar hoje abril, é relembrar os que, de uma forma determinada, lutaram e defenderam os seus ideais.  Passados 48 anos da revolução dos cravos, devemos recordar a coragem e continuar a reconhecer a valentia daqueles que colocaram a esperança e o sonho coletivo em primeiro lugar, celebrar abril é relembrar, mas também homenagear.

Sabemos que sem abril, dificilmente teríamos as condições de vida que usufruímos atualmente, contudo, todos os dias trabalhamos de uma forma dedicada com o objetivo de encontrarmos sempre, as melhores respostas para a nossa população.

Continuamos ainda em mãos com uma pandemia, o que me faz recordar que uma das maiores conquistas de abril, foi o Serviço Nacional de Saúde que continua a adaptar-se e dar respostas às exigências do momento atual.

Sabemos que sem abril, dificilmente teríamos uma educação pública de qualidade que assegurasse o acesso à educação universal e gratuita. Sem o 25 de Abril, não teríamos a oportunidade de afirmar os muitos dos sonhos que a revolução fez nascer, mas também alguns que continuam por cumprir na sua plenitude.

Enquanto eleitos locais, temos a responsabilidade acrescida de defender e relembrar aos mais novos os verdadeiros valores de abril.

Cabe a nós Presidentes das Juntas de Freguesias, a tarefa talvez mais difícil, mas também a mais bonita, de agirmos diretamente para as pessoas, com as pessoas e pelas pessoas. Somos e seremos sempre a porta aberta, quando em algumas situações, outras se fecham.

Aprofundar abril nas autarquias é abrir novos horizontes, é melhorar respostas, alargar a intervenção, motivar os cidadãos à participação, é criar condições para que as pessoas se revejam nas suas instituições e dar-lhes espaço para que juntos possamos continuar a trabalhar para construir um futuro melhor para todos, mas também fazer com que o desenvolvimento aconteça.

Que possamos hoje, continuar a ter a liberdade que os sonhos de abril nos deram, perceber que atrás de cada cidadão existe uma história, uma memória, uma identidade, mas também existe uma ambição. Respeitar a história pessoal e coletiva, é concretizar essa ambição.

Neste dia em que se comemora a liberdade, temos a obrigação de olhar para o passado da nossa terra que é muito valioso, pois foi construído por homens e mulheres que não se vergaram perante a adversidade, o desconhecido e as incertezas da vida. E é nestas alturas, que temos o dever de relembrar que não são só os eleitos locais que exercem as suas funções nas autarquias, na retaguarda, existe um número de pessoas de mérito reconhecido, que dão o seu melhor no dia a dia, no exercício das suas funções ao serviço da causa pública, de uma forma responsável e dedicada, para que, dentro das competências que lhe são reconhecidas e dentro das normas pelas quais se rege, a autarquia atinja as suas metas e objetivos.

Gostaria de agradecer, de uma forma geral a todos os funcionários desta Junta de Freguesia. Tem sido para mim um privilégio trabalhar ao vosso lado nestes últimos anos.

Desde há 48 anos a esta parte, muitas foram as nossas conquistas, uma delas é ter a liberdade de opinião, mas também a oportunidade em homenagear e reconhecer de forma livre os homens e mulheres pelos seus feitos, mas também reconhecer todos os anos ao serviço da causa pública nesta Junta de Freguesia. São pessoas empenhadas nas responsabilidades das suas funções, a todos vós também agradeço o sucesso deste executivo. O nosso muito obrigado.

Gostaria de agradecer a vossa presença, e que nunca se percam os verdadeiros ideias de abril!

Viva o 25 de Abril,

Viva São Brás de Alportel