Caros amigos São-Brasenses.

Nesta manta de tantos retalhos distintos que representa a nossa vida, os dias parecem fugir-nos e, sem quase darmos por isso, eis que chegou mais uma quadra natalícia. Esta época que, para além da sua dimensão festiva é um período de partilha, de amor e de amizade, junto das relações que mantemos, que criamos e que alimentamos como comunidade que somos. Época que sublinha em todos nós valores como a união, a solidariedade, a família, entre tantos outros e, cujos momentos, acabam sempre em abraços apertados.

Nestes tempos que vi­vemos, em que di­a­ri­a­mente somos con­fron­tados com no­tí­cias de um mundo onde o medo, a fome, o de­ses­pero, a in­to­le­rância e a incerteza pa­recem não parar de crescer, de­sejo pro­fun­da­mente que a época que se apro­xima, nos possa acender a luz da esperança renovada e de um acreditar num futuro melhor.

É o trabalho de todos os dias que me faz acreditar que, juntos, somos capazes de ir ainda mais longe e conseguiremos ultrapassar esta fase menos positiva da nossa história. Um mundo, onde todos in­de­pen­den­temente do seu credo, sintam o con­forto da pre­sença dos que amam e, nesse con­forto, en­con­trem a se­re­ni­dade e a força para re­novar dia a dia essa es­pe­rança, nas nossas casas, em fa­mília, junto da­queles que mais amamos. Como disse Mi­guel Torga, que seja um tempo “cúm­plice do mi­lagre, que acon­tece todos os anos em todas as na­ções”.

Aos mais desprotegidos, aos idosos e aos doentes, quero transmitir uma saudação especialmente calorosa, esperando que disponham da assistência, do carinho e do afeto da família e dos amigos.

Este ano que termina, tem sido para nós executivo da Junta de Freguesia, um ano de muito trabalho e dedicação, costumo dizer “um projeto autárquico é sempre uma obra inacabada”.

No decorrer do ano que finda, tivemos oportunidade em desenvolver diversos projetos de apoio social, nas diferentes áreas de intervenção comunitária, com diversas respostas de apoio à nossa população. 

Foram também realizadas obras de maior importância para a Junta de Freguesia e outras há a decorrer, nomeadamente a requalificação da antiga sede da Junta, ao abrigo de uma candidatura com um financiamento para o efeito, futuramente um espaço ao serviço da nossa comunidade.

Teve também início o projeto de ampliação do cemitério, um projeto que visa dar resposta ao crescimento demográfico da nossa população. Este projeto, de relevante prioridade para a comunidade, dando mais dignidade e qualidade a este espaço, para melhorar as acessibilidades e oferecer mais conforto a quem necessita de aceder a este espaço centenário, que merece o respeito de todos.

Estamos a colaborar com o Município, na estratégia Local de Habitação, que tem como objetivo a requalificação do nosso parque habitacional.

Ao abrigo das nossas competências, vamos continuar a trabalhar no desenvolvimento da nossa terra, criando mais projetos de apoio social, com os nossos parceiros institucionais.

Deixo ainda uma palavra especial para os nossos conterrâneos, familiares e amigos que, por diversas circunstâncias, não vão poder passar esta quadra junto dos seus familiares como desejariam, faço votos para que se sintam totalmente realizados nas comunidades onde se encontram.  

Estarão no pensamento e no coração de todos nós, e quando regressarem à nossa terra estaremos calorosamente de braços abertos para vos receber.

Espero que passem um Natal com saúde, paz e muito amor, fazendo votos de um excelente ano de 2023.

Um abraço fraterno.

O Presidente da Junta de Freguesia

               João Rosa

.