Universidade Sénior

A Universidade Sénior é uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia para residentes do município de São Brás de Alportel com idade superior aos 55 anos. Este é um local muito especial onde se podem trocar conhecimentos e partilhar saberes. Trata-se de uma resposta socioeducativa que visa criar e dinamizar, regularmente, em regime informal, atividades culturais, formativas e de convívio, num contexto de formação ao longo da vida.

  • Promover a qualidade de vida, o bem-estar e a felicidade da população sénior do município;
  • Oferecer aos alunos um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às suas idades, para que possam viver de acordo com a sua personalidade e a sua relação social;
  • Desenvolver atividades promovidas para e pelos alunos;
  • Criar espaços de encontro na comunidade, de modo a estimular o são espírito de convivência e solidariedade humana e social;
  • Preservar e divulgar a memória cultural, as tradições e os valores;
  • Fomentar e apoiar o voluntariado social;
  • Desenvolver ações de formação social, pessoal e profissional para toda a comunidade.

As Universidades Seniores são autónomas na definição dos conteúdos programáticos, que decorrem da própria dinâmica da iniciativa, dos interesses dos seus alunos e alunas e das realidades locais.
No caso da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, pretende-se ainda que os conteúdos privilegiem a divulgação do património cultural, promovam a mobilidade, valorizem, potenciem e ampliem os conhecimentos dos alunos e das alunas e incentivem a utilização das novas tecnologias.

A Universidade Sénior terá como espaço sede o Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo Palácio Episcopal), localizado na Rua Victorino Passos Pinto. A realização das aulas e demais atividades terá lugar em diversos espaços do município, entre os quais: o Centro de Artes e Ofícios, a Biblioteca Municipal, o Espaço Internet e a futura nova Sede da Junta de Freguesia; de modo a promover atividades diversificadas e proporcionar a utilização de múltiplos espaços e locais.

Nesta Universidade não há propinas e porque se pretende que seja acessível a todos, as aulas teóricas serão gratuitas, implicando unicamente o pagamento de um valor simbólico para efeitos de seguro. Os materiais necessários às mesmas (dossiers, pastas, folhas, canetas, etc.) serão fornecidos pela organização e serão igualmente gratuitos.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel (Gabinete do Munícipe)
Tel.: 289 840 019
E-mail: universidade.senior@cm-sbras.pt

Junta de Freguesia de São Brás de Alportel
Tel.: 289 842 174
E-mail: geral@jf-sbrasalportel.pt