Coração Ativo

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel em parceria com a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel desenvolveu o programa “Coração Ativo” que visa a reabilitação cardíaca, destinada a todos os interessados com mais de 40 anos, que pertençam ao Concelho de São Brás de Alportel e que tenham uma doença cardiovascular estável e com baixo risco de episódio cardíaco perante o exercício físico.

Coordenado pela técnica Lisa Soeiro, o programa envolve a realização de exercícios aeróbios de baixa a moderada intensidade, 3 vezes por semana (duas vezes em sala e uma nas piscinas), para o desenvolvimento progressivo e controlado da aptidão cardiovascular e essencialmente para a redução da % de massa gorda e do sedentarismo (fatores de risco das doenças cardiovasculares), para além de que proporcionará um desenvolvimento harmonioso ao nível da força, flexibilidade, coordenação e agilidade.

Para além da componente física e motora este programa tem procurado proporcionar atividades socioculturais (ex. bailes, passeios, visitas, ações de formação, etc.) para o desenvolvimento social e psicológico de quem quer participar. Todos os participantes têm ainda uma avaliação periódica da tensão arterial, composição corporal, capacidade funcional e aptidão física.

Ao longo das aulas os praticantes têm sempre o seu coração controlado pela frequência cardíaca (FC), através de um cardiofrequêncimetro (colocação de uma banda junto ao peito que registará a FC para um relógio), de forma a transmitir um maior rigor e segurança nos exercícios realizados. Realça-se no entanto que o exercício físico inicia sempre a uma intensidade baixa e que evolui para uma intensidade moderada.

Quem estiver interessado deve procurar registar o seu nome na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel ou no Pavilhão Desportivo Municipal do Concelho (junto da fisioterapeuta Carla Martins) e aguardar que o contactem para uma reunião informativa. No entanto é sempre desejável que fale com o seu médico de família e/ou cardiologista de forma a saber se pode ou não praticar exercício físico.

Site institucional da Freguesia de São Brás de Alportel