Aulas de Danças de Salão

Danças de Salão > São Brás de Alportel

Aulas 
Terças-feiras | Junta de Freguesia de São Brás de Alportel
Jovens > 19h30 | Adultos > 20h30

Professor: Fábio Henriques
Pentacampeão Nacional de Danças de Salão Modernas

Informações/inscrições: Tel: 939 842 174 / 964 769 423

Org: Junta de Freguesia de São Brás de Alportel / São Brás Bailando

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Sessão informativa sobre 2ª fase do Cadastro Predial em São Brás de Alportel

cadastro_predial_2afaseApós ter sido selecionado pela Direção-Geral do Território para concluir o processo iniciado em 2014, o município de São Brás de Alportel inicia agora de forma pioneira a 2ª fase do Cadastro Predial.  Neste âmbito promove no próximo dia 25, uma Sessão Informativa, a ter lugar no Cineteatro São Brás, pelas 21h00.

Esta sessão pública de informação, sob orientação da Direção Geral do Território, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de freguesia de São Brás de Alportel, destina-se a todos os proprietários do município de São Brás de Alportel. A 2.ª fase dos procedimentos vai direcionar-se para todas aquelas situações em que já houve participação e colaboração ativa dos proprietários, mas cujos prédios, por qualquer circunstância, não foi possível caraterizar.

Os trabalhos a executar nesta nova fase têm por objetivo finalizar a caraterização de todos os prédios, rústicos e urbanos, através da identificação dos seus limites, marcos e das suas estremas, bem como dos seus proprietários ou titulares de direitos. Por último será efetuada a associação destas informações com os respetivos dados já existentes na Conservatória do Registo Predial e no Serviço de Finanças.

Conferência “Serviço de Referência em Arquivos Definitivos”

Conferência "Entre Arquivos"
Conferência “Entre Arquivos”

Dia 13 | sábado | 15h00 | Sede da Junta de Freguesia

Conferência “Entre Arquivos”
> “Serviços de Referência em Arquivos Definitivos”, por Paulo Tremoceiro

A comunicação versará sobre a importância do Serviço de Referência em Arquivos Definitivos, nomeadamente sobre o trabalho desenvolvido no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. “Porto de entrada” das inúmeras solicitações que acorrem diariamente ao Arquivo, de forma presencial ou remota, o Serviço de Referência é igualmente “porto de saída”, para a resposta a solicitações cuja documentação / informação se encontra em outros Arquivos, ou Serviços de Informação em geral.

Procurar-se-á refletir sobre o perfil do Técnico de Referência, dando conta das dificuldades que se lhe colocam diariamente, em particular com a deficiência de instrumentos de pesquisa existentes ou as debilidades infraestruturais, bem como com o pouco conhecimento revelado sobre a forma de organização do Arquivo e a necessidade de formação dos utilizadores que acorrem ao mesmo.

A par da salvaguarda e da proteção dos documentos, o Serviço de Referência inclui inerentemente a ideia de serviço público, alargando a sua área de resposta a um público cada vez mais diversificado.    

 

Nota biográfica

Paulo Tremoceiro é Chefe de Divisão de Comunicação e Acesso do Arquivo Nacional Torre do Tombo (ANTT) desde Junho de 2007.

Dentro das suas competências, é responsável pelo Gabinete de Leitura Pública e Referência, e pelo Gabinete dos Depósitos.

Desde 1989 a 2007, esteve integrado na Divisão de Arquivística tendo procedido, entre outros, à descrição dos seguintes fundos documentais: Ministério do Reino, Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça e Secretariado Nacional de Informação.